English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Bancos de Sementes no semiárido beneficiarão pelo menos 12 mil famílias

30 de janeiro de 2015
foto banco sementes minas

A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, em parceria com as Cáritas Diocesanas de Araçuaí, de Almenara e também do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), implantará no semiárido mineiro 16 bancos comunitários de sementes crioulas até fevereiro de 2016. As cidades contempladas são Turmalina, Veredinha, Araçuaí, Itinga, Jequitinhonha e Felisburgo.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), serão investidos cerca de R$ 21 milhões para a construção dos bancos em todo semiárido no país que vão beneficiar pelo menos 12 mil famílias de agricultores.

O objetivo é garantir aos agricultores e agricultoras o acesso a sementes crioulas, que são resultado de cruzamentos naturais ou induzidos para melhorar a qualidade das plantas. A medida, que também prevê a capacitação técnica, deve ampliar a produção agrícola e garantir a segurança alimentar e nutricional dessas famílias.

A construção dos bancos acontece por meio de uma parceria entre o MDS e a Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC).

A utilização das sementes crioulas visa, exatamente, o resgate e o aumento na utilização da biodiversidade local. Sementes crioulas, também chamadas de sementes da paixão, sementes nativas ou sementes salvas, não sofreram modificação biotecnológica, ao contrário das híbridas e transgênicas. Elas produzem alimentos mais saudáveis, contribuem para a preservação ambiental, melhor se adaptam à região nativa e são mais independentes do uso de tecnologia.

 

Regiane Ferreira :: Cáritas Regional Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

MAGRE BRASIL

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br