Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Agentes Cáritas visitam Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres

21 de maio de 2014

Na tarde desta terça-feira, dia 21, como parte da programação do VIII Encontro de Meio Ambiente, Gestão de Risco e Emergências, os representantes de Cáritas da América Latina e do Caribe visitaram o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), que faz parte da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

O grupo foi recebido pelo diretor do CENAD, Élcio Barbosa, e pelos servidores, Cristiano Hummel e Raquel Trombini. Na oportunidade os participantes tiraram dúvidas e relataram experiências vivenciadas em situações de emergências. Além disso, especialmente os brasileiros, sugeriram melhorias em algumas práticas realizadas pelo Centro principalmente nas bases e junto às populações mais empobrecidas, público que está diretamente ligado aos trabalhos desenvolvidos pela Rede Cáritas.

magre-caritas2O CENAD funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O principal objetivo é gerenciar ações estratégicas de preparação e resposta a desastres em território nacional. Com monitoramentos frequentes e em tempo real, o centro também  emite alertas para regiões que, por exemplo, receberão grandes quantidades de chuva, ou passarão por grandes períodos de seca.

Jacira Dias Ruiz, da Cáritas Brasileira Regional Rio Grande do Sul, lembrou que são as comunidades atingidas as primeiras a atuarem nas áreas em que ocorrem os desastres. A assessora de Gestão de Riscos e Emergências na região gaúcha, sugeriu à Defesa Civil que incluísse em suas operações as comunidades, entidades e organizações que estão e trabalham em áreas de risco. “A Defesa Civil age sozinha. Precisamos de uma atuação conjunta, afinal são as comunidades as primeiras a serem afetadas e, muitas vezes, em dar o alerta”, salientou.

O VIII Encontro Meio Ambiente, Gestão de Risco e Emergências ocorre até a próxima sexta-feira, dia 23, em Brasília (DF), e reúne representantes de 18 países da América Latina e do Caribe, além da Caritas Internationalis e da Cáritas Espanhola.

por Thays Puzzi, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira | Secretariado Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br