Agentes Cáritas divulgam Carta de Crateús

23 de junho de 2017
economia solidaria

Após as atividades da intensa programação entre os dias 31 de maio e 1º de junho, que envolveu o II Encontro de Mulheres do Semiárido, além do Encontro e Intercâmbio Nordestino de Fundos Rotativos Solidários, na 13ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária do território de Inhamúns e Crateús, as agentes e os agentes Cáritas, de 11 estados do Brasil divulgaram a Carta de Crateús.

A carta manifesta a preocupação e indignação de agricultoras e agricultores, representantes de empreendimentos econômicos solidários, sindicatos, associações e pastorais sociais com o cenário político, social e econômico brasileiro.

“O sistema de desenvolvimento hegemônico, baseado em relações individuais e consumistas, explicita o caráter patriarcal da sociedade brasileira e amplifica os discursos que deslegitimam as mulheres como sujeito político, aumenta as violências e retiram direitos e políticas públicas com extinção de secretarias e ministérios que favoreciam o protagonismo e autonomia das mulheres. Da mesma forma, o desmonte das políticas públicas afeta a economia solidária com o corte de mais de 60% no orçamento e rebaixamento do caráter da Secretaria Nacional de Economia Solidária”, diz um trecho da carta.

Leia a íntegra da Carta de Crateús:

CARTA DE CRATEÚS

SOS HAITI FURACÃO