Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

A Feira da Agricultura Familiar de Crateús, no Ceará, espera receber até 30 mil visitantes com uma extensa programação

03 de junho de 2019

Nos dias 06 e 07 de Junho, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos sertões Inhamuns Crateús chega à sua 15° edição, com o tema “O Cuidado com a Casa Comum” que remete ao sentido da natureza como nosso lar. Estão na coordenação geral da Feira: Cáritas Diocesana de Crateús; Fetraece (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará); IFCE/Crateús; Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) e Prefeitura Municipal de Crateús (Secretaria Municipal de Agricultura).

As edições contam anualmente com a participação de cerca de 350 agricultores familiares e empreendedores familiares rurais e urbanos vindos de 35 municípios do estado do Ceará. Além da própria comercialização dos produtos, o evento tem espaços para capacitação e debates, apresentações culturais, praça de alimentação e apresentações de artistas locais. Tudo isso vem atraindo cerca de 30 mil visitantes que, durante dois dias, consomem, participam das atividades formativas, se divertem e se deliciam com os pratos típicos da gastronomia do território.

Entre encontros nacionais, oficinas, seminários temáticos, intercâmbios e mostra de cinema, a feira permite a troca de saberes, afirmação cultural da região, exposição dos sabores da terra e divulgação das ações desenvolvidas no território, promovendo manifestações artísticas e culturais que valorizam a cultura camponesa, servindo de referência para estruturação de feiras e espaços municipais de comercialização dos produtos.

Do ponto de vista econômico, a agricultura é a maior fonte de renda desta região, com destaque para as produções de sequeiro, irrigada, fruticultura e criação animal. Para atividades não- agrícolas, como o artesanato, e para as agroindústrias rurais de beneficiamento do pescado, da mandioca, da castanha de caju, de frutas e de derivados do leite, ou seja, uma variedade de produtos que são produzidos e comercializados na região.

Edição: Monyse Ravena

Fonte: Brasil de Fato

Na 15ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, no território Inhamuns/Crateús, no Ceará, será realizado o Fórum de Mulheres do Semiárido e Região Norte do Brasil da Rede Cáritas Brasileira.

No decorrer da 15ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, no território Inhamuns/Crateús, no Ceará, será realizado o Seminário Redes de Economia Popular Solidária da Rede Cáritas Brasileira.

Durante a 15ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, no território Inhamuns/Crateús, no Ceará, será realizado o Intercambio Regional do Projeto Nossa Feira Popular e Solidária da Rede Cáritas Brasileira com o apoio da Fundação Banco do Brasil.

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br