English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

60 anos da Cáritas

rumo aos 60

 

 

A Cáritas Brasileira completará 60 anos em 12 de novembro de 2016. O período até lá será de muitas expectativas e de várias ações comemorativas, as quais envolverão toda a Rede Cáritas e a sociedade brasileira. De 12 de novembro de 2015 a 12 de novembro de 2016, comemore os 60 anos de existência da Cáritas Brasileira!

Estão todos e todas convidados/as a participar da nossa caminhada Rumo aos 60 anos. Neste sentido, partilhamos aqui duas importantes ações comemorativas que contarão com a colaboração ativa da Rede Cáritas. Conheça as duas ações e convide outras pessoas a compartilharem essa caminhada:

Concurso comemorativo Imagem, ritmo e história da Cáritas Brasileira: o aniversário da Cáritas Brasileira é um momento para ser partilhado, comemorado, refletido e construído junto com toda a rede. Pensando nisso, foi criado esse concurso.

Pontos de Solidariedade: a solidariedade e o amor nos uniram nessa caminhada junto à Cáritas Brasileira. Para marcar de forma solidária o aniversário da organização, vamos encontrar e eleger 60 pontos de solidariedade. Você é o/a convidado/a especial. Crie e eleja um ponto de solidariedade em sua comunidade e participe desta ação.

concurso-60-anos

Para iniciar as celebrações dos 60 anos da Cáritas, um concurso comemorativo foi apresentado na XX Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira. Organizado em três áreas, o concurso teve prazo de inscrições prorrogado até 30 de junho nas modalidades de música e literatura. Já a modalidade de design gráfico teve como vencedora Andréia Marçal Queiroz.

O trabalho apresentado pela vencedora do concurso foi utilizado como modelo para a criação do selo oficial dos 60 anos da Cáritas Brasileira, disponível na aba design gráfico ao lado. Este selo será usado até o fim das comemorações dos 60 anos em todas as peças e assinaturas da Cáritas Brasileira. Também a identidade visual presente nas peças gráficas e virtuais, incluindo aquelas relacionadas ao V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, está sendo elaborada com base na criação vencedora.

Na área de literatura, serão escolhidos 60 textos alusivos aos 60 anos da Cáritas Brasileira. Eles poderão compor gêneros variados, entre eles contos, crônicas, artigos, poemas, cordéis… Podem participar todas as pessoas físicas, independentemente de terem ou não relação direta com a Rede Cáritas. O importante é que os textos apresentem um recorte a partir da experiência e da vivência de seu autor/a e que o tema tenha relação com os valores e princípios institucionais da Cáritas. A intenção é que, ao final do processo, os 60 textos formem um grande mosaico que ajude a contar um pouco da história destes 60 anos. Já a música vencedora no concurso será disponibilizada no site da Cáritas a partir de agosto, para ser divulgada livremente em todos os eventos da rede, nas rádios comunitárias, etc. 

Os interessados em participar devem encaminhar os textos e músicas com as especificações estabelecidas no regulamento do concurso para o e-mail concurso60anos@caritas.org.br. No assunto da mensagem, deve ser informado apenas o pseudônimo do autor/a. Cada pessoa poderá inscrever apenas um texto e apenas uma música. O regulamento do concurso, com informações sobre as três categorias, pode ser acessado na aba regulamento disponível ao lado.

Em novembro de 2016, mês do aniversário de 60 anos da Cáritas, será lançado o livro “Pintando, cantando e contando os 60 anos da Cáritas Brasileira”, com os textos, música e identidade visual selecionados. Chame os amigos e familiares! Convide pessoas de sua comunidade ou instituição para contribuir! Esperamos a participação de todos e todas nesta ação de construção colaborativa de nossa memória e de fortalecimento da luta pela transformação da sociedade.

Atenção! As inscrições para as modalidades música e literatura foram prorrogadas até 30 de junho. Participe!

REGULAMENTO GERAL DO CONCURSO

A Cáritas lança o concurso Imagem, ritmo e história da Cáritas Brasileira para escolher a identidade visual, a música tema e as obras literárias que celebrarão seu aniversário de 60 anos.

O concurso tem como tema Rumo aos 60 anos: pintando, cantando e contando os 60 anos da Cáritas Brasileira e como objetivo geral: assegurar a memória da ação da Cáritas nos seus 60 anos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes que visem construir nossa casa comum.

1. A QUEM SE DIRIGE E QUEM NÃO PODE PARTICIPAR

O presente concurso se dirige a:

a. Pessoa física que tenha sua prática vinculada à missão da Cáritas;
b. Voluntários de projetos da Rede Cáritas;
c. Agentes de organizações parceiras da Rede Cáritas;
d. Profissionais liberais que atuam em áreas relacionadas às peças deste edital;
e. Agentes contratados da Rede Cáritas.

Quem não pode participar;

a. Agentes de organizações que não tenham afinidade com a missão pastoral, princípios ou com a ação política da Rede Cáritas.

2. O QUE ENVIAR?

Para concorrer, o participante precisa encaminhar proposta de identidade visual, música e/ou literatura inspirada na diversidade brasileira e que esteja em acordo com a missão, diretriz geral e os princípios da Rede Cáritas, considerando as seguintes orientações:

a. Os trabalhos inscritos no presente concurso devem ser originais e inéditos, sendo os participantes responsáveis pela autoria dos mesmos.

b. É vedada a utilização de trechos ou integralidade de obras já publicadas, assim como a violação de direitos de terceiros, tais como direitos de propriedade intelectual, autoral ou industrial, direitos de imagem ou voz. Constatada essa ocorrência, o participante será desclassificado do concurso.

c. As peças (identidade visual, música, literatura) criadas devem ter como tema os 60 anos da Cáritas Brasileira, comemorados no dia 12/11/2016, e devem prever sua aplicação conjunta com a marca da Cáritas Brasileira.

d. As peças (identidade visual, música e literatura) selecionadas no presente concurso têm caráter exclusivamente comemorativo e não poderão competir, suprimir ou substituir a marca oficial da Cáritas Brasileira, por isso não deverão ter características nem assumir o papel de uma marca ou submarca da instituição.

e. Não serão aceitos trabalhos fora dos critérios estabelecidos neste edital, não cabendo recursos por parte dos autores.

f. A inscrição de trabalho será completamente gratuita e implicará na aceitação plena do autor das condições estabelecidas neste edital.

g. A Cáritas Brasileira não se responsabilizará por inscrições que não forem recebidas em função de problemas na transmissão de dados, redes de internet, no servidor ou em provedores de acesso, sem exclusão das demais situações decorrentes de caso fortuito ou força maior.

3. SOBRE O FORMATO DA MÚSICA

a. As músicas precisam ser escritas em pauta, com a dimensão dos acordes (cifras) para o acompanhamento instrumental. As melodias que não vierem anotadas na pauta automaticamente serão desclassificadas.

b. Estejam, exclusivamente, em formato MP3.

4. SOBRE O FORMATO E USO DA IDENTIDADE VISUAL

a. Os trabalhos com a identidade visual dos 60 anos da Cáritas Brasileira devem ser entregues em arquivo aberto e com imagem vetorizada, para que seja ampliada em escala máxima ou reduzida, e também em arquivo fechado, com extensão JPG ou PDF e 300 dpi de resolução.

b. A identidade deverá ser apresentada em duas versões: em cores e em preto e branco, não podendo conter marcas, nomes, pseudônimos, assinatura ou quaisquer outras formas de identificação de sua autoria, sob pena de desclassificação do trabalho.

c. A peça deverá ser enviada junto com um breve memorial descritivo, na forma de um texto com até 1 mil caracteres, incluindo espaços, redigido de forma clara e objetiva, contendo a descrição e argumentação dos conceitos utilizados na peça.

d. A identidade visual vencedora será utilizada em peças de comunicação produzidas e em ações desenvolvidas ao longo de 2016 em comemoração aos 60 anos da Cáritas Brasileira.

e. Sendo necessário, a proposta vencedora poderá sofrer ajustes ou finalizações para adequações de tamanho, cor ou detalhes de impressão e/ou utilização, de forma a ser adaptada às peças gráficas, eletrônicas ou digitais da Cáritas já existentes ou que vierem a ser criadas.

5. SOBRE O FORMATO LITERÁRIO

a. Na área de literatura, serão escolhidos 60 textos alusivos aos 60 anos da Cáritas Brasileira. Eles poderão compor gêneros variados, entre os quais contos, crônicas, artigos, poemas, cordéis, etc., e deverão conter no máximo duas laudas para poemas, cordéis e crônicas e até três laudas para artigos, sempre em formato A4 (21,5 cm x 29,7 cm);

b. O texto deve estar digitado em programa de edição (Word, Writer ou similar) em fonte Tahoma, tamanho 9;

c. Deve ser utilizado espaço simples no corpo do texto, nas tabelas, citações diretas longas, notas de rodapé, títulos com mais de uma linha e referências bibliográficas. Deve ser deixado um espaço após os títulos, que devem ser redigidos em letras maiúsculas, tamanho 12;

d. Margens para configuração das folhas: superior e esquerda, 3 cm; direita e inferior, 2 cm;

e. Parágrafo: todos os parágrafos deverão ser iniciados a 2,5 cm da margem esquerda.

6. DA AUTORIA:

a. Poderá ser individual ou em grupo;

b. No caso de apresentação de propostas idênticas, será considerada como válida apenas a primeira inscrição efetuada, com base na data e horário do recebimento da mensagem;

c. Cada participante se responsabilizará por quaisquer despesas necessárias à criação das peças.

 

7. DAS INSCRIÇÕES:

a. O título da mensagem de e-mail que encaminhará o material para o concurso deverá ser preenchido com um pseudônimo;

b. A elaboração da(s) peça(s) deve estar acompanhada do nome e do endereço do(s) autor(es) e/ou da(s) autora(s);

c. Poderá ser inscrita apenas uma peça de cada categoria por autor/a.

 

8. DOS PRAZOS:

a. O prazo para envio das propostas de identidade visual é 29 de fevereiro de 2016;

b. O prazo para envio das propostas de peças literárias é 10 de maio de 2016;

c. O prazo para o envio das propostas de músicas é 02 de junho de 2016;

d. Propostas enviadas fora dos prazos estabelecidos neste edital não serão aceitas.

9. DA SELEÇÃO:

a. A seleção das obras ocorrerá em reunião específica de uma comissão composta por um profissional em design, um profissional em música e um profissional em literatura, um assessor nacional da Cáritas e um membro da coordenação colegiada nacional.

b. A(s) pessoa(s) responsável(is) pela recepção dos trabalhos não fará parte da equipe de seleção, para que o processo ocorra sob o anonimato dos autores.

c. Serão utilizados como critérios para o julgamento dos trabalhos a criatividade e a originalidade; os conceitos utilizados na identidade visual, música e obra literária; a aplicabilidade (com uso de cores, em preto e branco e nas diversas dimensões) da identidade visual; a viabilidade do uso da identidade visual em conjunto com a marca da Cáritas Brasileira; a adequação da obra ao tema proposto; o respeito aos valores da instituição, enumerados em sua missão, na diretriz geral de ação e nos princípios.

10. DE COMO ENVIAR AS OBRAS:

Todo o material relacionado ao concurso, incluindo as obras criadas, deverá ser enviado para o e-mail concurso60anos@caritas.org.br.

11. REGRAS SOBRE A PREMIAÇÃO:

a. A premiação deste concurso consistirá na participação dos autores selecionados em uma publicação, a qual reunirá as obras finalistas nas três áreas: os textos literários; as letras das músicas (que também integrarão um CD) e as identidades visuais. Para cada peça poderá ser feita ainda produção específica. Obs.: não haverá premiação em dinheiro;

b. O vencedor do concurso deve autorizar a eventual veiculação de seu nome, imagem e voz e a utilização da obra criada em websites ou homepages na internet, portfólios, publicações impressas, cartazes, folderes, banners, convites, outdoors, vinhetas, vídeos, spots, exposições, eventos ou quaisquer outras mídias, sem limite de tempo ou ônus, aceitando e reconhecendo não fazer jus a nenhum tipo de remuneração pelo trabalho inscrito no concurso e cedendo os direitos autorais sobre o mesmo à Cáritas Brasileira;

c. Fica estabelecido que poderá ser solicitado aos autores e às autoras dos trabalhos inscritos, a qualquer tempo, a assinatura de um termo de cessão de direitos autorais para uso pleno das obras criadas pela Cáritas Brasileira;

d. O vencedor de cada modalidade prevista neste concurso (identidade visual, literatura e música) participará do V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, a ser realizado no mês de novembro de 2016, com despesas de viagem, hospedagem e alimentação pagas pela Cáritas Brasileira. A data exata do evento será comunicada posteriormente. Durante o evento, serão apresentadas todas as obras selecionadas neste concurso e seus respectivos autores; 

e. A Cáritas Brasileira concederá um certificado de participação aos autores com obras selecionadas no concurso;

f. Qualquer dúvida referente a este concurso poderá ser encaminhada para o e-mail concurso60anos@caritas.org.br.

Selo-60-anos-da-Cáritas-Brasileira

 

A Cáritas já tem a sua marca oficial dos 60 anos. O selo, que pode ser visto acima, foi criado com base na proposta apresentada por Andréia Marçal Queiroz, do município de Governador Valadares – Minas Gerais, no concurso Imagem, ritmo e história da Cáritas Brasileira. Atendendo ao regulamento do concurso, a marca definitiva elaborada pela equipe de comunicação do Secretariado Nacional respeita a proposta e os conceitos apresentados por Andréia na peça. O trabalho original será publicado no livro “Pintando, cantando e contando os 60 anos da Cáritas Brasileira”, junto com as obras selecionadas nas modalidades de música e literatura do mesmo concurso.

“Quanto mais conhecemos, mais amamos. A partir desta perspectiva, criamos a proposta da identidade visual para o Concurso Rumo aos 60 Anos da Cáritas Brasileira”, apontou Andréia Queiroz no memorial descritivo que acompanhou o trabalho inscrito no concurso. Na proposição da autora, as aberturas existentes no desenho do numeral “representam a versatilidade da instituição em trabalhar com milhares de voluntários”. Além disso, Andréia previu a inserção da marca da Cáritas Brasileira no algarismo “0″ por entender que este, ao se posicionar em segundo plano em relação ao algarismo “6″, simboliza a posição da instituição que, “esvaziando-se de sua vaidade, coloca-se à disposição do próximo”.

Ao vencer o concurso na modalidade de design gráfico, o trabalho de Andréia também servirá de modelo à criação da identidade visual que estampará as peças gráficas e virtuais produzidas ao longo deste ano para o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira. A Cáritas comemorará seus 60 anos no dia 12 de novembro de 2016. O auge das celebrações será a realização do congresso entre os dias 9 e 13 de novembro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP. Os vencedores/as de cada uma das três modalidades do concurso participarão do V Congresso Nacional como convidados/as especiais da Cáritas e terão despesas de viagem, hospedagem e alimentação pagas pela instituição. Durante o congresso, serão apresentadas as obras vencedoras e seus respectivos autores/autoras.

Logo dos 60 anos – Colorido, Preto e Branco e Negativo (nos formatos JPEG, PNG e AI) 

O hino dos 60 anos da Cáritas Brasileira já está disponível para quem quiser ouvir e compartilhar. A letra foi inspirada na obra de Dirceu Pereira da Silva, Marcos da Matta e Cristiane da Matta, que venceram o concurso comemorativo Imagem, ritmo e história da Cáritas Brasileira na modalidade música. Também contribuiu para a letra final do hino o cordel Para vida celebrar, de Francisco das Chagas e Silva (Maguila), residente no município de Caicó – Rio Grande do Norte – e vencedor do concurso na modalidade literatura.

O hino dos 60 anos é fruto de um trabalho construído de forma coletiva, por muitas mãos, que contribuíram para a elaboração final da letra e para a finalização de todo o processo. Concebido desta forma, o hino dos 60 anos pode ser cantado livremente, em todos os eventos da Rede Cáritas, podendo ser veiculado também nas rádios comunitárias e em outros espaços de comunicação popular.

Ouça aqui a versão final do áudio. Já a letra está publicada logo abaixo, assim como o cordel Para vida celebrar. A Cáritas agradece a todos que participaram e que animaram a realização do concurso Imagem, ritmo e história da Cáritas Brasileira. Parabéns aos vencedores e às vencedoras!

HINO DOS 60 ANOS DA CÁRITAS BRASILEIRA

Ficha Técnica
Inspiração da letra: Dirceu Pereira da Silva, Marcos da Matta, Cristiane da Matta, Francisco das Chagas e Silva (Maguila)
Música: Caji (Carlão) e Hélia Marina
Vozes: Neila Kadhi e Caji
Violão, programação rítmica e percussão: Caji
Acordeon, piano e teclados: Jelber Oliveira
Bandolim e viola caipira: Fabrício Rios
Arranjos, gravação, mixagem e masterização: Caji

Letra
1. Sessenta anos de história
Vamos todos celebrar
Me dê a tua mão
Pra ciranda começar.

REFRÃO – Cáritas, tua força é o Senhor
Tua missão é o próprio amor
Água pra beber, terra pra plantar
Pão para comer, vidas a cuidar.

2. Superando desafios 
Desde os campos à cidade
Tua ação libertadora
Na justiça e caridade.

3. Na partilha solidária
Caminhar e construir
Acolhendo o chamado
Somos livres pra servir.

4. A semente foi plantada 
No solo do coração 
Aqui a terra é fértil
Ó cirandeiro, ó cirandeira, cantemos essa canção.

PARA A VIDA CELEBRAR

Francisco das Chagas e Silva (Maguila)

60 anos de Cáritas
Para vida celebrar
Sua mão na minha mão
Para ciranda começar
Cantaremos a canção
Da organização popular.

60 anos já passaram
Semeamos as sementes
Várias delas já brotaram
Nos corações e mentes
Colheremos com muito amor
Os frutos que são da gente.

A semente foi plantada
No solo do coração 
Ali a terra foi fértil 
E nasceu na oração
A árvore frutificou 
Pra todo cidadão.

A Cáritas Brasileira
Tem a cara de muita gente
Do catador e da mulher
De todo jovem valente
Que luta por seus direitos
Organizados conscientemente.

Os direitos dos seres humanos
É uma de nossas bandeiras
Pois chega de excluídos
Viva a sociedade, justa e verdadeira
Com desenvolvimento sustentável 
Solidários a vida inteira.

A Cáritas Brasileira
Missão de solidariedade
a serviço pela vida
Com cidadania e dignidade
Pra quem foi tirada a vida
Inclusão na sociedade.

Ninguém vive sozinho
Vamos plantar solidariedade
A Cáritas no Brasil
Tem uma ação de verdade
A economia solidária
Promove a Humanidade.

Falar da Cáritas Brasileira 
Que há 60 anos surgiu
Pra mudar realidades 
De norte a sul do Brasil 
Ela é feita de gente forte 
E na luta varonil.

São 60 anos de história
A vitória almejamos
Estamos lutando sempre
Por aquilo que amamos
E se hoje somos Cáritas 
Na solidariedade acreditamos.

Estamos em todo Brasil
Terra de samba, frevo e maracatu
Com a missão de atingir 
Recantos de Norte a Sul 
E contagiar o país
De céu estrelado, belo e azul.

E aqui no Brasil
A Cáritas é um leão
Defendendo os excluídos
Em prol da inclusão
No campo e na cidade
É forte sua atuação.

Na terra Brasileira 
Temos essa construção
Empenhada na cultura, 
Com a boa formação, 
Cidadania e folclore, 
De toda a população.

À Cáritas Brasileira 
Esta é nossa homenagem
Em poesia de cordel
Fizemos uma viagem 
Falando da nossa história
Com toda a sua bagagem.

Outros 60 anos 
Com certeza ainda virão 
Seremos sempre Cáritas
Para estimada Nação
Onde houver excluídos
Uniremos nossas mãos.

Para outras informações sobre o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, durante o qual serão comemorados os 60 anos da entidade, veja aqui.

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br