Inter-Regional Norte da Cáritas Brasileira em clima de Sínodo para a Amazônia e preparação para a 24ª Assembleia Nacional

21 de agosto de 2019

“Entre nós há muita vida renascendo, circulando, brotando, sendo defendida”, este refrão embalou entre os dias 15 e 18 de agosto, os agentes Cáritas de toda a Região Norte que estiveram reunidos no Inter-Regional Norte da Cáritas Brasileira, na cidade de Boa Vista (RR). Com o tema “Cáritas: construindo a sociedade do bem viver” e iluminados pelo texto bíblico “Como vocês querem que os outros façam, façam vocês também a eles” (Lc 6, 31), ao longo de quatro dias, os participantes puderam realizar intercâmbio de vivências, monitoramento das atividades, além de conhecer novas realidades.

O Inter-Regional Norte da Cáritas Brasileira reúne agentes do Pará, Amazonas, Tocantins, Roraima, Amapá, Acre e Rondônia

O encontro contou ainda com a presença do Bispo da Diocese de Roraima, dom Mário Antonio, e do bispo referencial da Articulação Noroeste da Cáritas Brasileira, dom Francisco Merkel, C.S.Sp., os quais contribuíram de forma significativa com as reflexões e encaminhamentos do grupo com relação ao Sínodo para a Amazônia, e à Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, a ser realizada em novembro de 2019, em Teresina (PI).

Questão migratória

Uma das realidades visitadas foi uma ocupação indígena Ka Ubanoco, um espaço dos povos indígenas Warao da Venezuela, localizado no bairro Jóquei Clube, zona Oeste de Boa Vista, além da visita ao Abrigo Rondon I, gerenciado pelo Alto Comissariado das Nações para Refugiados (ACNUR), na capital roraimense.

Em virtude do movimento migratório que tem ocorrido ente a Venezuela e o Brasil, a cidade de Boa Vista tem recebido uma demanda grande de imigrantes, entre eles estão centenas de indígenas da etnia warao. Atualmente, mais de 45 famílias indígenas vivem em situação precária dentro da ocupação Ka Ubanoco. O espaço conta com a gestão dos próprios indígenas e recebe também não indígenas.

Sem infraestrutura sanitária na ocupação, crianças, adultos e idosos estão em total situação de vulnerabilidade. A comunidade liderada por um coletivo de mulheres e caciques luta para conseguir a atenção e a proteção necessária do Estado para que todas as pessoas possam encontrar uma forma de reconstruir a vida. Com essa perspectiva a Cáritas Diocesana de Roraima contribui com doações de materiais para que artesãos e artesãs da comunidade warao possam gerar renda e promover a subsistência de suas famílias.

ao receber o grupo do Inter-Regional Norte da Cáritas Brasileira, comunidade indígena Warao, da ocupação Ka Ubanoco mostra toda sua alegria e resistência com dança tradicional.

Resistência e profecia

Durante a programação do Inter-Regional Norte, os agentes Cáritas também puderam participar do lançamento do Caderno de Conflitos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Relatório de Violência do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Na ocasião foram apresentadas as estatísticas dos conflitos dos últimos anos em territórios da região Norte do país.

A temática do Sínodo para a Amazônia esteve presente em vários momentos da programação, sendo abordado pela professora doutora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Márcia Oliveira e pelo diácono amazonense, Francisco Andrade. Assessores que trouxeram os principais pontos do documento preparatório do Sínodo “Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para a ecologia integral”. Nesta reflexão o verbo predominante foi “Amazonizar”, um convite para que a Rede Cáritas assuma cada vez mais o compromisso de ser Igreja em saída com os traços culturais da região amazônica fazendo ecoar em todo o Brasil o grito dos povos das águas e das florestas.

Ao centro, o bispo diocesano de Roraima, dom Mário Antonio participa junto com os agentes Cáritas no lançamento do Relatório Conflitos no Campo Brasil 2018 . O documento registou 1.489 conflitos em 2018 ante os 1.431 de 2017, o que representa um aumento de 3,9%. A maioria destes conflitos estão concentrados na Região Amazônica.

Planejamento e avaliação

Os últimos dias do encontro foram dedicados para a escolha das áreas de atuação a serem assumidas enquanto Inter-Regional Norte da Cáritas Brasileira, além da indicação de uma lista de nomes para a nova diretoria a ser eleita durante a 24ª Assembleia Nacional. No domingo (18) aconteceu a missa de envio e a escolha do local que irá sediar o próximo Inter-Regional Norte, o estado escolhido foi Tocantins. Após a escolha uma representante da Cáritas Diocesana de Roraima, Esther Tello, entregou aos representantes de Tocantins a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Articuladores do Norte 3 da Cáritas Brasileira recebem a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e vão sediar o próximo Inter-Regional em Tocantins.

Para a secretária da Cáritas Diocesana de Roraima, Esther Tello, receber os agentes Cáritas de toda a região Norte foi uma experiência muito rica de organização e acolhida como equipe integrada. “Também como formação e reflexão da realidade da Igreja no contexto do Sínodo, além de nos permitir partilhar e construir com as Cáritas do Norte um caminho e horizonte como Cáritas Diocesana numa teia que nos ajuda a nos situarmos perante uma assembleia nacional, onde é a primeira vez que participamos. E crescer como família Cáritas em corresponsabilidade uns com os outros”, enfatizou Esther.

Texto: Aníbal Brasil e Evilene Paixão

Fotos e vídeo: Aníbal Brasil

Música: Resistência
Composição coletiva do Inter-Regional Norte da Cáritas Brasileira

Entre nós há muita vida,
renascendo, circulando,
brotando, sendo defendida.

Ninguém solta a mão de ninguém.
Unidos somos mais fortes.
Está é a resistência,
somos Cáritas do Norte.

Temos que estar no abraço,
no passo dessa canção.
Somos um traço na massa,
dessa eterna construção.

Estes tempos de incertezas
põe em risco o Bem Viver.
Humildade e alegria,
pra esperança renascer.