Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

V Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, faça aqui a inscrição de seu projeto, experiência

30 de julho de 2018

Prêmio 2018

A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), torna pública a quinta edição do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade que traz como tema: A cultura da paz para a superação da violência. O Prêmio visa estimular ações de disseminação e divulgação da cultura da paz e da solidariedade. Esta edição integra a Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade, que se realizará de 11 a 18 de novembro de 2018. 

A inscrição é gratuita – leia aqui o regulamento do V Prêmio Odair Firmino de Solidariedade  ou baixe o PDF – V Prêmio Odair Firmino de Solidariedade  -, e deve ser realizada no período de 23 de julho a 30 de agosto de 2018, exclusivamente pelo formulário disponível aqui.  Para visualizar todas a questões veja aqui formulário PDF. Contudo, ressaltamos que as questões devem sem ser encaminhada via formulário online.  

Quem pode participar: Grupos, organizações sociais, associações e cooperativas, entidades e grupos comunitários, todos eles de abrangência local.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: premiodairfirmino@caritas.org.br 

Pré-seleção das experiências: de 01 a 15 de setembro de 2018. Seleção final: de 15 a 30 de setembro e 2018.  Cerimônia de premiação: 12 de novembro de 2018.

As 03 (três) experiências/projetos premiados vão receber o certificado de participação, a publicação das experiências/projetos, em uma revista impressa e online, a cargo da Cáritas Brasileira; e ainda, estatueta símbolo do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade e o valor de R$ 5.000 (cinco mil reais), para fortalecer as ações da experiência/projeto. O valor será liberado mediante apresentação de uma proposta/projeto para utilização deste recurso, conforme formulário a ser enviado pela Cáritas Brasileira.

A história

Com o objetivo de estimular ações de disseminação e divulgação da cultura da solidariedade, além de valorizar experiências de caráter coletivo que defendam e promovam os direitos humanos, a Cáritas Brasileira lançou em 2010 o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade. Aprovado por unanimidade na assembleia Nacional da entidade que foi realizada em 2009, o prêmio também resgata a memória de homenageia o grande personagem que, por cerca de 20 anos, serviu ao povo por meio do serviço realizado pela Cáritas Brasileira.

O Prêmio Odair Firmino de Solidariedade leva o nome do então secretário-executivo entre 1995 e 1999 e vice-presidente entre 1999 e 2007 da Cáritas Brasileira. Saiba mais sobre Odair Firmino, patrono do Prêmio.

Prêmios anteriores  de 2010 a 2016

Prêmio 2016

Em 2016, realizou-se a edição especial do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade nas comemorações dos 60 anos da Cáritas Brasileira, e o tema foi: Pastoralidade e transformação social. Na edição desse ano, foram agraciadas com o prêmio 60 entidades de todo o país, reconhecidas por sua atuação no desenvolvimento sustentável, solidário e territorial e na garantia de direitos humanos, sociais e de políticas públicas.

As entidades que receberam o Prêmio Odair Firmino 2016 foram:

Conselho Indigenista Missionário (CIMI)

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Centro Cultural de Brasília (CCB)

Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)

Pastoral do Menor

Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil

Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP)

Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)

Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE)

Rede Um Grito Pela Vida

Articulação SemiÁrido Brasileiro (ASA)

Misturando Arte

Associação Costumes Artes

Cáritas Paroquial de Ivinhém

Troféus de Reconhecimento e Agradecimento:

Dom Luiz Demétrio Valentini

Cardeal Raimundo Damasceno de Assis

Grito dos/as Excluídos/as

Misereor

Cáritas Internationalis

Cáritas Colombiana

Cáritas do Peru

Pastoral Social Cáritas do Chile

Ganhadores do concurso comemorativo imagem, ritmo e história da Cáritas Brasileira:

Andréia Marçal Queiroz (design gráfico)

Dirceu Pereira da Silva, Marcos da Matta e Cristiane da Matta (música)

Francisco das Chagas e Silva – Maguila (literatura)

Prêmio 2013

Já em 2013, o tema destaque do IV Prêmio Odair Firmino de Solidariedade foi Soberania alimentar e solidariedade: alternativas às desigualdades sociais. Com 21 projetos inscritos, oriundos de todas as regiões do Brasil. Os três vencedores foram: 1º lugar – Rede Mandioca, do estado do Maranhão.  2º lugar – Sementes Crioulas, estado do Rio Grande do Sul e o 3º lugar – Semeando em Rede, de Botucatu (SP).

Prêmio 2012

Na terceira edição, em 2012, Cáritas Brasileira recebeu 97 experiências das cinco regiões do país. O tema escolhido foi Juventude, desenvolvimento e solidariedade. A temática da juventude buscou pautar questões relacionadas com os jovens organizados, que visam incentivar o protagonismo e a conquista de direitos. O prêmio selecionou experiências com as seguintes características: inclusão digital, inclusão social, combate a violência e extermínio de jovens, ações produtivas, geração de trabalho e renda por meio da economia solidária, formação de jovens, participação da juventude na construção de políticas públicas. O grupo vencedor do III Prêmio Odair Firmino de Solidariedade foi o Urucongo de Artes, da cidade de Crato (CE). Da cidade portuária de Paranaguá (PR) veio a experiência ganhadora do 2ª lugar – Navegando nos direitos. O 3ª lugar – ficou com o projeto Jovens multiplicadores de agroecologia, de Flores (PE).

Prêmio 2011

Na segunda edição, em 2011, o tema foi Mulher, meio ambiente e desenvolvimento. Ao todo, a segunda edição a 56 inscrições, de todo o Brasil. Nesse ano, o prêmio trouxe à tona as lutas e ações de mulheres organizadas em grupos, associações, cooperativas, que historicamente visam construir uma humanidade em harmonia com a natureza. Os inscritos foram submetidos a uma pré-seleção realizada pelos inter-regionais da Cáritas Brasileira. Após esta etapa, 16 experiências foram encaminhadas para o júri nacional que selecionou as três finalistas: 1º lugar: A Luta das Mulheres Indígenas do Sul da Bahia pela igualdade de direito e qualidade de vida de seus povos – Aldeias Pataxós Hã-hãhãe e Tupinambás de Olivença, nos municípios de Pau Brasil, Camacan, Itaju do Colônia, Buerarema, Ilhéus e Uma, Sul da Bahia. 2º lugar: Começar de Novo – proposta pedagógica integral para as mulheres em situação de prostituição, de Belo Horizonte, (MG). 3º lugar: Grupo Serra do Gavião, comunidade Serra do Gavião, Teresina (PI).

Prêmio 2010

A primeira edição do Prêmio foi realizada em 2010 com o tema As mudanças climáticas e a vida no planeta. Ao todo foram 27 projetos inscritos no I Prêmio Odair Firmino de Solidariedade. Desses projetos, 13 foram pré-selecionados regionalmente. Os vencedores foram: 1ª lugar – Veredas Vivas, da agência 10envolvimento, comunidade Ponte Mateus, localizada no município de São Desidério, interior da Bahia. O 2ª lugar – Projeto Convivência com a realidade semiárida – Promovendo acesso à água, solidariedade e cidadania, do centro de Educação Popular e Formação Social, do município de Teixeira, na Paraíba. E o 3ª lugar – foi para o projeto Coleta Seletiva Solidária, da Associação Reciclázaro, de São Paulo, capital.

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br