English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas completa 60 anos com festa, partilha e celebração

16 de novembro de 2016
15056220_1340565685985710_4239064723778695395_n

A Cáritas Brasileira comemorou seus 60 anos neste 12 de novembro, data exata do aniversário da entidade, com uma celebração eucarística em ação de graças realizada no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Durante a celebração, a imagem da Mãe Aparecida recebeu um manto vermelho com a identidade visual dos 60 anos. À noite, ocorreu a festa de aniversário no mesmo auditório, reunindo agentes Cáritas, voluntariado, convidados/as, representantes de entidades parceiras e da confederação Cáritas. A confraternização, que ocorreu durante o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, contou com apresentações culturais e o tradicional canto de Parabéns!.

Na tarde do mesmo dia, entre a missa em ação de graças pelos 60 anos – celebrada pelo presidente da Cáritas Brasileira, dom João Costa, em conjunto com os bispos presentes (foto abaixo) – e a festa de aniversário, ocorreu a assembleia do congresso, durante a qual foram aprovadas a avaliação do último quadriênio, as estratégias temáticas para o próximo período e o novo marco referencial da entidade. A missão da Cáritas passa a ser expressa na seguinte forma: “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”. A assembleia também aprovou a Carta de Aparecida, disponível aqui.

celebracao

Já a festa de aniversário contou com a animação contagiante do cantor, compositor e violeiro Pereira da Viola, precedida pela apresentação da dupla sertaneja de raiz Dalan e Bueno. A dupla gravou seu primeiro CD, “Súplica de Caboclo”, em 2012 – Dalan é diretor fundador da Cáritas em Guarulhos (SP). Pereira da Viola, por sua vez, tem 20 anos de carreira, gravou cinco CDs autorais – “Terra Boa”, “Tawaraná”, “Viola Cósmica”, “Viola Ética” e “Akpalô” – e já se apresentou em países como Alemanha, Espanha, Inglaterra, Portugal e Venezuela. Ele nasceu na comunidade quilombola de São Julião, no município de Teófilo Otoni (MG), sendo filho do sanfoneiro João Preto e de Mãe Augusta, cantadeira de Folia de Reis e de todo tipo de cantigas de roda, batuques e brincadeiras.

Pereira da Viola (foto abaixo) cresceu em um ambiente musical rodeado de elementos da cultura popular. Na juventude, ampliou sua formação com a experiência como presidente de um sindicato rural, momento em que aproximou-se da luta dos movimentos sociais em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Toda esta bagagem cultural modelou o desenvolvimento de sua habilidade ao violão e, sem seguida, à viola, favorecendo também o desenvolvimento de sua poesia e a capacidade de mostrar a realidade rural de onde ele próprio surgia, marcado pelas influências de suas origens caipira, negra e indígena. O músico prepara agora o lançamento de seu primeiro DVD solo, “Incelente Maravia – 20 Anos”.

pereira-da-viola-por-vilmar-oliveira-1

A alegria e a partilha se fizerem presentes nas comemorações pelo aniversário da Cáritas e envolveram toda a rede nas ações realizadas ao longo do ano, caracterizadas pela reflexão sobre os caminhos trilhados até aqui e sobre os próximos passos a serem dados. Todo este processo foi guiado pela imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, presente em toda a jornada. Com a realização do V Congresso Nacional, a imagem pôde retornar à sua casa, no município de Aparecida (SP), fechando o ciclo de um intenso trabalho. O congresso da Cáritas finalizou neste domingo, dia 13 de novembro, com a realização da celebração eucarística de encerramento do Ano Santo da Misericórdia na Basílica de Nossa Senhora Aparecida e o fechamento da Porta Santa – saiba mais sobre o Ano Santo aqui.

Por Rede de Comunicadores e Comunicadoras da Cáritas Brasileira
Fotos: Francielle Oliveira
Foto de Pereira da Viola: Vilmar Oliveira (especial para a Cáritas)

foto-oficial-2

Leia mais:

Página especial do V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira

Congresso da Cáritas divulga Carta de Aparecida

O que nos falta é a radicalidade do Evangelho de Jesus

Cáritas entrega Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

Plínio de Arruda e Roberta Traspadini debatem conjuntura política

Painelistas analisam conjuntura eclesial no Congresso da Cáritas

Cultura popular marca início da Feira Nacional de EcoSol

Dom Demétrio Valentini preside celebração eucarística de abertura

V Congresso da Cáritas abre com painel sobre solidariedade

Começa o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira!

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br