Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

24ª Feicoop e 13ª Feira Latino-Americana de EcoSol serão lançadas no sábado, dia 1°

31 de março de 2017

A 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária serão lançadas neste sábado, dia 1º de abril, às 9 horas, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, nos fundos do Parque da Medianeira, em Santa Maria (RS). O evento também irá comemorar os 25 anos do Feirão Colonial, realizado no mesmo local.

Em 1º de abril de 1992, foi criado o Feirão Colonial. Desde então, ele é realizado todos os sábados, das 7 horas às 11h30min, com a presença de 120 grupos de produtores da região central do Rio Grande do Sul. A iniciativa surgiu a partir das atividades do Projeto Esperança/Cooesperança, fundado há 30 anos. O projeto está vinculado ao Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria.

“É uma luta histórica e muito bonita, comprometida e desafiadora. Quando começamos, não tínhamos onde se espelhar ou buscar experiências. Não havia feiras que se ligassem na forma de um feirão”, explica a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e vice-presidente da Cáritas Brasileira, irmã Lourdes Dill.

A iniciativa tem como diferencial a comercialização de forma direta entre o produtor organizado e o consumidor consciente, oportunizando as práticas do comércio justo e do consumo ético e solidário. A gestão do Feirão Colonial é feita de forma colegiada, participativa e autogestionária entre a equipe do Projeto Esperança/Cooesperança e os grupos associados.

“Nós criamos uma metodologia e hoje o Feirão Colonial é uma experiência aprendente e ensinante. É um patrimônio de Santa Maria, pelo acúmulo que se deu ao longo de sua história”, afirma irmã Lourdes.

O Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, que todos os sábados recebe milhares de consumidores, possui quase 4 mil m² de área construída. O espaço foi se expandindo ao longo dos anos, com apoio dos governos municipal, estadual e federal.

Devido ao sucesso da iniciativa, desde o dia 23 de novembro de 2016 o Feirão Colonial também é realizado às quartas-feiras, das 17 às 21 horas, com um número crescente de produtores e consumidores.

Bolo gigante
Entre as atrações da manhã deste sábado, dia 1°, no Feirão Colonial, estará um bolo gigante que será servido para todos os presentes. Confira a programação completa abaixo.

Feicoop
A 24ª Feicoop e a 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária serão realizadas entre os dias 7 e 9 de julho de 2017. O evento é organizado pelo Projeto Esperança/Cooesperança e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria. Ano passado, cerca de 248 mil pessoas prestigiaram ambas as  feiras.

unnamed (5)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Expoflores teve início nesta quarta

Iniciou-se na manhã desta quarta-feira, dia 29 de março, a 3ª edição da Expoflores – Flores e Plantas de Holambra, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. O evento, que segue até domingo, expõe 180 espécies de plantas, entre frutíferas, ornamentais, de florestamento e flores.

Parte da renda obtida com as vendas realizadas na 3ª Expoflores será destinada ao Lar Vila Itagiba de Santa Maria. O horário de funcionamento nesta sexta-feira, sábado e domingo será das 9 às 21 horas. A entrada é gratuita.

unnamed (4)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação de sábado, a partir das 9h:
– Mística de abertura e homenagem a Dom Ivo Lorscheiter, fundador do Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria (RS);
– Bênção do Feirão Colonial (padre Rubem Dotto);
– Pronunciamentos das autoridades e representantes do Projeto Esperança/Cooesperança;
– Lançamento do Programa Agricultura: ações educativas em produção, consumo e mediação social no Feirão Colonial de Santa Maria, com assessoria da professora Gisele Guimarães e de acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
– Lançamento da 24ª Feicoop e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária;
– Lançamento da Revista Jubilar dos 25 anos do Feirão Colonial;
– Apresentação Cultural da Comunidade Indígena Kaigang (crianças e adolescentes);
– Partilha do “Bolo Gigante” e confraternização com todos os presentes, visitantes e consumidores;
– Espaço livre para confraternização e convivência entre todos os visitantes e comunidades rural e urbana, com possibilidade de aquisição de produtos no Feirão Colonial.

Saiba mais sobre o Feirão Colonial.

Por Maiquel Rosauro / Assessoria de Imprensa da 24ª Feicoop

unnamed 1

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br