Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

15 de agosto, dia do nascimento de dom Oscar Romero, mártir da esperança e da libertação

15 de agosto de 2018

Hoje marca o nascimento de um defensor dos direitos humanos mais conhecido das Américas, dom Oscar Romero. Ele nasceu em Ciudad Barrios, San Miguel, a 156 quilômetros de San Salvador, capital de El Salvador, no dia 15 de agosto de 1917, numa família de origem humilde.

Dom Oscar Romero foi arcebispo de San Salvador durante um período sangrento e repleto de tensão política que levou o país a uma guerra civil de 1979 a 1992. Ele foi assassinado aos 66 anos, no dia 24 de março de 1980, enquanto celebrava a missa, após ter denunciado a injustiça e a violência que flagelavam o pequeno país da América Central.

“Nada me importa tanto quanto a vida humana”, disse Romero. E, um dia antes de ser assassinado pronunciou estas palavras:

“Eu gostaria de fazer um chamado de maneira especial aos homens do Exército e, concretamente, às bases da Guarda Nacional, da polícia, dos quartéis. Irmãos, vocês são do nosso mesmo povo, matam os seus próprios irmãos camponeses e, diante de uma ordem para matar dada por um homem, deve prevalecer a lei de Deus que diz: ‘Não matar’. Nenhum soldado está obrigado a obedecer uma ordem contra a lei de Deus. Uma lei imoral, ninguém tem que cumprir. Já é tempo de que vocês recuperem a sua consciência e que obedeçam antes à sua consciência do que a ordem do pecado. A Igreja, defensora dos direitos de Deus, da lei de Deus, da dignidade humana, da pessoa, não pode ficar calada diante de tanta abominação. Queremos que o governo leve a sério que de nada servem as reformas se são manchadas com tanto sangue. Em nome de Deus, pois, e em nome deste sofrido povo, cujos lamentos sobem até o céu, cada dia mais tumultuosos, eu lhes suplico, lhes rogo, lhes ordeno em nome de Deus: cesse a repressão!”.

Dom João José da Costa, arcebispo da Arquidiocese de Aracaju e presidente da Cáritas Brasileira fala de dom Oscar Romero e seu testemunho de fé:


Dom Oscar Romero será canonizado junto com o papa Paulo VI, no dia 14 de outubro deste ano, durante o Sínodo dos Bispos sobre os Jovens, que vai ser realizado, no Vaticano, de 3 a 28 de outubro próximo. Alessandra Miranda, assessora nacional da Caritas Brasileira  canonização de dom Romero:

 

 

Dom Oscar Romero é o patrono da Cáritas Internacional. No Brasil a Cáritas Brasileira segue a espiritualidade vivida por Oscar Romero, como afirma Alessandra:

 

Osnilda Lima, da Rede Caritas de Comunicação

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br