Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Projeto 10 Milhões de Estrelas 2018: Faça parte da comunidade humana que atua na construção da cultura de paz

 

 

“Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente” (Mt 2, 9b-10)

As estrelas sempre encantaram a humanidade e estão presentes na espiritualidade de povos, denominações religiosas e Igrejas. Inspirada nesse encantamento pelos caminhos que esses astros luminosos nos indicam, a Cáritas Brasileira lançou em 2014 o projeto 10 Milhões de Estrelas. A paz é o tema e compromisso permanente do projeto. A cada ano, no entanto, assumimos novos enfoques sociais para que essa iniciativa promova concretamente a paz e nos irmane no compromisso com os empobrecidos.

O projeto 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano como gesto concreto e coletivo na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade historicamente comprometida. Neste processo de construção coletiva esperamos que o projeto favoreça a sensibilização das consciências a respeito das questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoque a solidariedade, formando uma constelação humana pela paz.

Em 2018 contamos com você, com seu grupo, instituição ou comunidade para que essa constelação solidária aqui no Brasil acenda milhares de luzes pela paz na noite de Natal, quando todas as velas deverão ser acessas e quando estaremos unidos pela oração sugerida pelo projeto este ano ou outra oração que seu grupo preferir, sempre direcionando os pensamentos e os desejos de paz para o mundo.

 

Trajetória histórica

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promoveram ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. Depois, pelos demais países e pelo mundo todo, quando o projeto ganhou força e se espalhou a partir de 2003.

Foi desta forma que recebeu visibilidade o empenho da confederação Cáritas em favor da paz e da solidariedade. Pois, nestes anos todos, o principal propósito da ação sempre foi a sensibilização da população para a importância dos valores da solidariedade e da paz. Afinal, o gesto concreto que identifica o projeto e essa constelação solidária formada a partir dele é acender uma vela na noite de Natal nas casas, praças, ruas, comunidades, praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos.

O projeto 10 Milhões de Estrelas nasceu no Brasil em 2014, em diálogo com a campanha mundial Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. Naquele mesmo ano, foram acesas 45 mil velas em todo o país por meio da ação.

No ano seguinte, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou todos os brasileiros para o Ano da Paz, e o projeto foi realizado em consonância com esse grande movimento. Assim, a metodologia incluiu, além do gesto na Noite de Natal, também a realização da Caminhada da Paz no dia 4 de outubro. Quase 90 mil velas foram acesas em 2015, fortalecendo a grande onda de orações que abre os corações não só a uma profunda relação com Deus, mas também ao encontro com o próximo, sob o signo do respeito, da confiança, da compreensão, da estima e do amor. Já em 2016 a o Projeto consegui alcançar cerca de 204.706 mil pessoas que participaram dos momentos celebrativos e das ações desenvolvidas em torna do fortalecimento da cultura de paz.

Em 2017 o Projeto 10 Milhões de Estrelas chegou a seu quarto ano de realização aqui no Brasil e foi iluminado pela citação bíblica de São Mateus “Vós sois o sal da terra, Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-16).

 

Proposta Ecumênica

Motivados pela Campanha da Fraternidade deste ano de 2018, que trouxe o tema Fraternidade e a Superação da Violência, e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), a Projeto 10 Milhões de Estrelas vai continuar tendo a paz como tema central e mobilizar as comunidades e paróquias e grupos por meio de encontros e celebrações na reflexão e oração em vista da construção da cultura de paz. A violência figura como uma realidade que nos interpela à ação. 

Este ano, além de dialogar com a Campanha da Fraternidade, o Projeto 10 Milhões de Estrelas terá uma abordagem ecumênica, todo o material de mobilização, assim como as iniciativas de celebrações públicas serão organizadas pela Cáritas Brasileira e por representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

 

 

A Cáritas Brasileira quer semear em todos os lugares ações e medidas para promover a cultura do encontro, do perdão, da justiça, da paz e do respeito mútuo. Para isso, devemos trabalhar pelo bem comum, buscando espaços de paz, diálogo e cooperação entre todas as pessoas e expressões sociais nos seus mais diversos grupos.


As velas acesas na noite de Natal por meio do projeto 10 Milhões de Estrelas convidam homens e mulheres a não esquecerem da jornada humana em busca de um futuro melhor e mais justo em nossa casa comum, o planeta Terra.

Em 2018 celebramos a quinta edição do Projeto 10 Milhões de Estrelas no Brasil. Neste período as velas da paz iluminaram celebrações, encontros, corações e mentes por todo o país. Você e seu grupo ou comunidade também podem fazer parte da comunidade humana que acredita e constrói a cultura de paz.

Assim, entre as medidas que podem ser adotadas, estão a visita a escolas e universidades para divulgação do projeto, a conversa com o pároco para que fale sobre o 10 Milhões de Estrelas ao final das celebrações, o contato com veículos de comunicação locais, como rádios comunitárias, jornais e revistas, além da divulgação em sites e redes sociais próprios de cada entidade. Aqui você encontra matérias de divulgação que podem ser amplamente distribuídos e disseminados por nossas redes de relacionamentos.

Que tal fazer uso deste material e reunir sua comunidade em um espaço público para realizar as celebrações propostas ou marcar momentos para os encontros que aqui disponibilizamos? Se publicar fotos, cards ou vídeos uso a #10MilhõesdeEstrelas para que possamos visibilizar as ações que vão ocorrer em todo país.

Você e sua entidade são nossos convidados e convidadas a se somarem a esta constelação de orações e pensamentos em prol de um mundo mais justo e solidário. Que em 2018 tenhamos um Natal ainda mais estrelado, iluminando casas e caminhos em uma constelação pela paz.

 

 

Materiais para download

E-mail Marketing com a Linha do Tempo do projeto

E-mail Marketing sobre o histórico do projeto

Card para redes sociais

Banner para site

Banner para impressão

Identidade Visual (Logo)

 

Jesus, nós nos preparamos para celebrar o teu nascimento em Belém. Queremos também te ver nascendo no meio de nós. Belém hoje pode e deve ser a casa, a cidade do teu povo.
Olhamos para os que não têm casa nem direitos respeitados, e queremos tua paz nascendo entre eles.

Queremos ver Belém, lugar de teu nascimento, em nossas escolas,nas lutas do povo por uma vida digna, nos nossos meios de comunicação. Em cada coração humano vivendo a fraternidade.

Queremos ir ao teu encontro, hoje, anunciando o teu nascimento, sempre lembrando que nos disseste: Tudo que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos foi a mim que o fizestes (Mt 25,40).

Os magos seguiram uma estrela e te encontraram em Belém. Queremos te encontrar, seguindo a estrela da justiça e da paz. Queremos fazer isso juntos, com nossas Igrejas unidas, no amor fraterno que nos ensinaste.

E depois de te encontrarmos em Belém, fica conosco, Jesus, em todas as estradas da nossa vida. Amém!

Participar dessa constelação solidária é muito simples: basta entrar em contato com a Cáritas de sua cidade ou região para realizar um pedido coletivo de quantas velas seu grupo, entidade, comunidade, paróquia ou diocese for precisar para unir-se ao mundo nesta grande constelação pela paz.

A vela tem o custo unitário de R$ 5,00 (cinco reais), e os pedidos só podem ser realizados coletivamente. Para adquiri-la, você ou sua entidade deve entrar em contato diretamente com a Cáritas de sua paróquia ou diocese, ou com o Regional Cáritas mais próximo, veja nossos endereços e contatos na lista a seguir. Caso não tenha Cáritas na sua diocese ou estado, você ou sua entidade pode procurar o Secretariado Nacional da Cáritas, que vai direcionar seu pedido ao Regional responsável pelo atendimento na sua região ou cidade e fazer chegá-lo até você.

Secretariado Nacional
estrelas@caritas.org.br
SDS – Bloco P – Ed. Venâncio III – Sala 410 – CEP – 70393-900 – Brasília/DF
Fones: (61) 3521-0350

Regional Ceará
caritasceara@caritas.org.br
Rua Júlio César, 442, Jardim América – FORTALEZA/CE
Fones: (85) 3253-6998 / 3231-4783

Regional Espírito Santo
caritases@caritas.org.br
Rua Abílio dos Santos, 47, Centro – VITÓRIA/ES
Fones: (27) 3222-0824 / 3322-5990

Regional Maranhão
caritas@elo.com.br
Rua do Alecrim, 343, Centro – SÃO LUÍS/MA
Fones: (98) 3221-2216 / 3221-2412

Regional Minas Gerais
caritasmg@caritas.org.br
Rua Fornaciari, 129, Caiçara – BELO HORIZONTE/MG
Fones: (31) 3412-8743 / 2512-8742

Regional Nordeste 2 (ALAGOAS, PERNAMBUCO, PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE)
caritasne2@caritasne2.org.br
Rua Monte Castelo, 176, Boa Vista – RECIFE/PE
Fones: (81) 3231-4923 / 3011-6890 / 3231-5260

Regional Nordeste 3 (BAHIA E SERGIPE)
caritasne3@caritas.org.br
Rua Emília Couto, 270, Brotas – SALVADOR/BA
Fones: (71) 3357-1667 / 3356-8013

Regional Norte 2 (PARÁ E AMAPÁ)
caritasn2@gmail.com
Trav. Barão do Triunfo, 3151, Marco – BELÉM/PA
Fones: (91) 3226-9273 / 3347-9809

Regional Paraná
caritaspr@caritas.org.br
Rua Paula Gomes, 703, Bairro São Francisco – Curitiba/PR
Fone: (41) 3023-9907

Regional Piauí
caritaspi@caritas.org.br, caritaspiaui@gmail.com
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3135, São João – TERESINA/PI
Fone: (86) 3233-6302

Regional Rio Grande do Sul
caritasrs@caritasrs.org.br
Rua Cel. André Belo, 452, 3º andar, Menino Deus – PORTO ALEGRE/RS
Fone: (51) 3272-1700

Regional Santa Catarina
caritassc@caritas.org.br
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 1524, Pantanal – FLORIANÓPOLIS/SC
Fones: (48) 3234-7033 / 3207-7033 / 3207-7034

Regional São Paulo
caritas.sp@caritas.org.br
Av. Thomaz Edison, 355, Barra Funda – SÃO PAULO/SP
Fone: (11) 3392-5911

Articulação Norte 1 (AMAZONAS)
caritas@arquidiocesedemanaus.org.br
Av. Joaquim Nabuco, 1023, Centro – MANAUS/AM
Fones: (92) 3212-9030 / 3212-9031

Articulação Rio de Janeiro
carj@terra.com.br
Rua dos Arcos, 54, Lapa – RIO DE JANEIRO/RJ
Fone: (21) 2240-2819

Articulação Noroeste (RONDÔNIA E ACRE)
caritasno@caritas.org.br
Rua Gonçalves dias, 284, Centro – PORTO VELHO/RO
Fones: (69) 3224-5750

Com os recursos do Projeto 10 Milhões de Estrelas muitos grupos conseguem avançar em iniciativas sociais, políticas ou evangelizadoras. A espiritualidade que envolve o Projeto motiva pessoas e comunidades para a mobilização solidária e cidadã, colocando em movimento o compromisso com as dores e sofrimentos do povo.

Em 2016, a ARAS Cáritas, da cidade de Maringá (PR) assumiu esse compromisso com a distribuição de 10.000 velas. Foram 10.000 estrelas acesas em toda arquidiocese. O dinheiro arrecadado com as velas foi revertido para a manutenção da Escola de Cultura, Fé e Política, que é um projeto da ARAS Cáritas que visa a formação de cristãos na Arquidiocese de Maringá.

Hoje a Escola de Cultura, Fé e Política é um projeto que contribui com a formação e protagonismo dos leigos e leigas, por meio de uma reflexão bíblica, teológica, filosófica e sociológica em espaços consultivos e deliberativos na defesa da vida em diferentes formas e níveis para a construção de uma sociedade justa, solidária, democrática e plural.  Colabora  para o fortalecimento das comunidades, pastorais, movimentos, organizações no exercício da cidadania e do bem viver como ferramenta para o avanço de uma conversão pastoral e em estado permanente de missão.

Em 2016 a Escola passou por uma reforma e com o projeto 10 Milhões de Estrelas foi possível investir mais, na contratação de  professores, nos materiais que os alunos utilizam e na manutenção geral da Escola para melhor aproveitamento e andamento do curso.

 Uma das turmas que foram formadoas no curso da Escola de Cultura, Fé e     Política

 

Assim como a Arquidiocese de Maringá tornou possível uma ação de caráter formativo, você e sua comunidade podem utilizar os recursos do Projeto 10 Milhões de Estrelas para realizar ações coletivas e iniciativas por exemplo com pessoas em situação de vulnerabilidade social, migrantes, juventudes, mulheres, etc. Esses são apenas alguns exemplos do que podemos fazer na perspectiva da construção da cultura de paz. Então, vamos nessa?

 

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br