English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

10 Milhões de Estrelas 2016

Anuncio-10-Milhoes

“Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente” (Mt  2, 9b-10)

As estrelas sempre estiveram presentes na espiritualidade dos povos e Igrejas. Por isso, inspirada nesse encantamento pelos caminhos que as estrelas nos indicam, a Cáritas Brasileira lançou em 2014 o projeto 10 MILHÕES DE ESTRELAS. A PAZ é o tema permanente do projeto. A cada ano, no entanto, são assumidos novos temas sociais, de forma a tornar concreta a promoção da paz e o compromisso com os empobrecidos.

Todos os anos, portanto, fazemos esse gesto concreto coletivo de paz e unidade por outro mundo, mundo este que já estamos construindo em nossa ação cotidiana. Desta forma, espera-se que o projeto 10 Milhões de Estrelas adote um processo pedagógico que favoreça a inclusão em sua metodologia de questões que atentem contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoquem a solidariedade, formando uma constelação humana pela paz.

Em 2016, ano do jubileu de 60 anos da Cáritas Brasileira, essa constelação solidária acenderá suas luzes pela Paz e pela Misericórdia. Por meio dessa grande onda de orações, na qual mãos e corações se juntam, é que afirmamos a nossa crença de que somente o Deus da Vida pode permitir que continuemos a caminhar, juntos e juntas, em direção à Terra da liberdade e da justiça.

Veja abaixo como adquirir a vela, leia outras informações, realize seu gesto concreto e faça parte dessa grande onda de oração pela Paz e pela Misericórdia no mundo.

Conheça o projeto

10milhoesdeestrelas2016 (4)

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promoveram ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. Depois, pelos demais países e pelo mundo todo, quando o projeto ganhou força e se espalhou a partir de 2003.

Foi desta forma que recebeu visibilidade o empenho da confederação Cáritas em favor da paz e da solidariedade. Pois, nestes anos todos, o principal propósito da ação sempre foi a sensibilização da população para a importância dos valores da solidariedade e da paz. Afinal, o gesto concreto que identifica o projeto e essa constelação solidária formada a partir dele é acender uma vela na noite de Natal nas casas, praças, ruas, comunidades, praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos.

O projeto 10 Milhões de Estrelas nasceu no Brasil em 2014, em diálogo com a campanha mundial Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. Naquele mesmo ano, foram acesas 45 mil velas em todo o país por meio da ação.

No ano seguinte, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou todos os brasileiros para o Ano da Paz, e o projeto foi realizado em consonância com esse grande movimento. Assim, a metodologia incluiu, além do gesto na Noite de Natal, também a realização da Caminhada da Paz no dia 4 de outubro. Quase 90 mil velas foram acesas em 2015, fortalecendo a grande onda de orações que abre os corações não só a uma profunda relação com Deus, mas também ao encontro com o próximo, sob o signo do respeito, da confiança, da compreensão, da estima e do amor.

IMG-20160823-WA0009

 

Família em oração com a vela do projeto 10 Milhões de Estrelas (Cáritas Diocesana de São Mateus/ES)

 

Oração para 2016

10milhoesdeestrelas2016 (4)

 

 Senhor Jesus Cristo,

Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste, mostrai-nos o Vosso rosto e Vosso olhar amoroso.

Que essa luz nos ajude a viver o Natal como uma experiência de amor e cuidado com todas as pessoas, comprometendo-nos com a vida e a justiça para aqueles que mais sofrem.

Vós que se fizestes humano para compartilhar as experiências humanas, ajude-nos a acolher, amar e perdoar.

Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todas as pessoas com a sua unção para proclamarmos e levarmos aos pobres a alegre mensagem da Libertação.

Nós Vos pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, e por Vós, que conosco vive e caminha para sempre.

Amém!

Ano Santo da Misericórdia

10milhoesdeestrelas2016 (4)

O Papa Francisco inaugurou o atual Jubileu da Misericórdia com a abertura da Porta Santa na Catedral de Bangui, República Centro-Africana, no dia 29 de novembro, durante viagem à África. “O Ano Santo da Misericórdia chega antes nesta terra. Uma terra que sofre há muitos anos com a guerra e o ódio, a incompreensão, a falta de paz. Mas, nesta terra sofredora, também estão todos os países que vivem a cruz da guerra. Todos pedimos paz, misericórdia, reconciliação, perdão, amor. Para Bangui, para toda a República Centro-Africana, para o mundo inteiro, para os países que sofrem com a guerra, pedimos a paz!”, disse ele durante a cerimônia.

A solenidade conduzida pelo papa chamou a atenção da opinião pública mundial sobre os países que ainda vivem a guerra, casos da Síria, Líbia, Iraque e Iêmen, e também para aqueles que sofrem as consequências latentes de conflitos já encerrados, como a Tunísia, Gaza, Sarajevo, Ucrânia e Crimeia. Também nestes países serão abertas as Portas Santas da Misericórdia neste domingo, dia 13.

Logo após retornar da África, o Papa Francisco celebrou a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro na manhã da terça-feira dia 8/12, durante a Solenidade da Imaculada Conceição. Em seguida, na manhã de domingo dia 13/12, Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, no Vaticano. No mesmo dia, cada bispo espalhado pelo mundo foi convidado a também realizar a abertura da Porta Santa de cada catedral.

As Portas Santas são abertas apenas durante os anos de jubileus, permanecendo fechadas no restante do tempo. Existem portas santas nas quatro basílicas papais – São Pedro, São João de Latrão, São Paulo fora de muros e Santa Maria Maior – e em catedrais. Na cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, Francisco saudou o Papa Benemérito Bento XVI, que o aguardava ao lado da Porta Santa. Após o rito de abertura e depois do atual papa, com auxílio, Bento XVI subiu os dois degraus e foi o segundo a atravessar os marcos da abertura.

No dia 8/12, o arcebispo de Manila e presidente da Caritas Internacional, cardeal Luis Antonio Tagle, abriu a Porta Santa na catedral da capital filipina. Durante a missa, o arcebispo de Manila ressaltou a urgência de que se acabe com a corrupção e a opressão aos pobres e aos mais vulneráveis, exortando os fiéis a tornar a Misericórdia de Deus “mais visível” no mundo de hoje. “Este ano temos uma missão: difundir a misericórdia e construir um mundo fundado no amor de Deus”, disse. “Devemos construir uma sociedade fundada em Jesus misericordioso, e cada um de nós deve ser uma pedra desta sociedade de justiça, verdade e amor”. Em seguida, o purpurado filipino convidou os fiéis a passar também pelas “portas da caridade” dos sem-teto, dos pobres, dos encarcerados e dos enfermos.

Este é o 29º Jubileu da história da Igreja Católica, os quais podem ser identificados como anos cerimoniais centrados no tema da Misericórdia. O atual, inaugurado pelo papa Francisco, seguirá até 20 de novembro de 2016. A Igreja Católica iniciou a tradição dos Anos Santos com o Papa Bonifácio VIII, em 1300, e, a partir de 1475, determinou-se um jubileu ordinário a cada 25 anos. Até hoje, houve 26 Anos Santos ordinários e dois extraordinários (anos santos da Redenção: em 1933, com Pio IX, e em 1983, com João Paulo II). O jubileu consiste num perdão geral, uma indulgência aberta a todos, e na possibilidade de renovar-se a relação com Deus e com o próximo.

Materiais de divulgação

10milhoesdeestrelas2016 (4)

A Cáritas Brasileira quer semear em todos os lugares ações e medidas para promover a cultura do encontro, do perdão, da justiça e o respeito mútuo. Para isso, devemos trabalhar pelo bem comum, buscando espaços de paz, diálogo e cooperação entre todos e todas. As velas acesas na noite de Natal no projeto 10 Milhões de Estrelas convidam homens e mulheres a não esquecerem da jornada em busca de um futuro melhor e mais justo em nossa casa comum.

A Cáritas Diocesana de Umuarama, no Paraná, é um bom exemplo de adesão e envolvimento com a proposta do projeto. A Cáritas local criou uma fanpage para o projeto no ano passado, inseriu um banner no site da diocese e postou em suas redes sociais diversos materiais que explicavam o gesto concreto do 10 Milhões de Estrelas, o objetivo e seu funcionamento. Além disso, veiculou um anúncio na contracapa do livro da novena de Natal e adotou a oração da campanha como os momentos inicial e final da novena.

As ações desenvolvidas pela Cáritas de Umuarama fizeram o projeto ser reconhecido em toda a região. A partir dessas ações pontuais, foi necessário realizar um pedido extra de 20,5 mil velas para atender aos interessados/as — muito mais do que era previsto inicialmente. São ações simples como essas que podem fazer toda a diferença. Além, é claro, da efetiva participação de cada comunidade e de cada paróquia nas iniciativas propostas.

Assim, entre as medidas que podem ser adotadas, estão a visita a escolas e universidades para divulgação do projeto, a conversa com o pároco para que fale sobre o 10 Milhões de Estrelas ao final das celebrações, o contato com veículos de comunicação locais, como rádios comunitárias, jornais e revistas, além do site e redes sociais próprios de cada entidade.

Você e sua entidade são nossos convidados e convidadas a se somarem a esta constelação de orações e pensamentos em prol de um mundo mais justo e solidário. Que em 2016 tenhamos um Natal ainda mais estrelado, iluminando casas e caminhos em uma constelação pela PAZ e pela MISERICÓRDIA.

Peça de divulgação do projeto – formato A4 “sanfona”. CLIQUE AQUI para baixar.
Marca do projeto com o tema para 2016. CLIQUE AQUI para baixar.
Banner para sites e redes sociais. CLIQUE AQUI para baixar.
Fotos da edição 2016 da vela. CLIQUE AQUI para acessar.

Veja onde adquirir a vela:

Participar dessa constelação solidária é muito simples: basta adquirir uma ou quantas velas quiser e acendê-la na noite de Natal, realizando a oração sugerida para 2016 ou outra oração que preferir, direcionando os pensamentos e os desejos de PAZ e MISERICÓRDIA para o mundo.

A vela tem custo unitário de R$ 5,00 (cinco reais).

Para adquirí-la, você ou sua entidade deve entrar em contato diretamente com a Cáritas de sua paróquia ou diocese, ou com o Regional Cáritas informado na lista a seguir. Caso não tenha Cáritas na sua diocese ou estado, você ou sua entidade pode procurar o Secretariado Nacional da Cáritas, que vai direcionar o pedido ao Regional responsável pelo atendimento.

Secretariado Nacional
estrelas@caritas.org.br
SGAN Quadra 601, Módulo F, Asa Norte - BRASÍLIA/DF
Fones: (61) 3521-0350 / 3521-0352

Regional Ceará
caritasceara@caritas.org.br
Rua Júlio César, 442, Jardim América - FORTALEZA/CE
Fones: (85) 3253-6998 / 3231-4783

Regional Espírito Santo
caritases@caritas.org.br
Rua Abílio dos Santos, 47, Centro - VITÓRIA/ES
Fones: (27) 3222-0824 / 3322-5990

Regional Maranhão
caritas@elo.com.br
Rua do Alecrim, 343, Centro - SÃO LUÍS/MA
Fones: (98) 3221-2216 / 3221-2412

Regional Minas Gerais
caritasmg@caritas.org.br
Rua Fornaciari, 129, Caiçara - BELO HORIZONTE/MG
Fones: (31) 3412-8743 / 2512-8742

Regional Nordeste 2 (ALAGOAS, PERNAMBUCO, PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE)
caritasne2@caritasne2.org.br
Rua Monte Castelo, 176, Boa Vista - RECIFE/PE
Fones: (81) 3231-4923 / 3011-6890 / 3231-5260

Regional Nordeste 3 (BAHIA E SERGIPE)
caritasne3@caritas.org.br
Rua Emília Couto, 270, Brotas - SALVADOR/BA
Fones: (71) 3357-1667 / 3356-8013

Regional Norte 2 (PARÁ E AMAPÁ)
caritasn2@gmail.com
Trav. Barão do Triunfo, 3151, Marco - BELÉM/PA
Fones: (91) 3226-9273 / 3347-9809

Regional Paraná
caritaspr@caritas.org.br
Rua Paula Gomes, 703, Bairro São Francisco – Curitiba/PR
Fone: (41) 3023-9907

Regional Piauí
caritaspi@caritas.org.br, caritaspiaui@gmail.com
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3135, São João - TERESINA/PI
Fone: (86) 3233-6302

Regional Rio Grande do Sul
caritasrs@caritasrs.org.br
Rua Cel. André Belo, 452, 3º andar, Menino Deus - PORTO ALEGRE/RS
Fone: (51) 3272-1700

Regional Santa Catarina
caritassc@caritas.org.br
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 1524, Pantanal - FLORIANÓPOLIS/SC
Fones: (48) 3234-7033 / 3207-7033 / 3207-7034

Regional São Paulo
caritas.sp@caritas.org.br
Av. Thomaz Edison, 355, Barra Funda - SÃO PAULO/SP
Fone: (11) 3392-5911

Articulação Norte 1 (AMAZONAS)
caritas@arquidiocesedemanaus.org.br
Av. Joaquim Nabuco, 1023, Centro - MANAUS/AM
Fones: (92) 3212-9030 / 3212-9031

Articulação Rio de Janeiro
carj@terra.com.br
Rua dos Arcos, 54, Lapa - RIO DE JANEIRO/RJ
Fone: (21) 2240-2819

Articulação Noroeste (RONDÔNIA E ACRE)
caritasno@caritas.org.br
Rua Gonçalves dias, 284, Centro - PORTO VELHO/RO
Fones: (69) 3224-5750

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br